terça-feira, 22 de janeiro de 2008

Lucas Santtana e Seleção Natural: 3 sessions in a greenhouse

Imagem encontrada em: www.diginois.com.br

Baiano, sobrinho de Tom Zé, flautista de formação erudita, Lucas Santtana é a "bola da vez".Em carreira solo desde o ano 2000, Lucas tem em seu curriculum um "estágio" de três anos com Gilberto Gil tendo participado do projeto Acústico MTV com o mesmo. Em seu terceiro álbum "3 sessions in a green house" Lucas apresenta um trabalho muito moderno onde o Dub é a linha mestra em sua produção recebendo pitadas de Afoxé, samba, reggae.São nove faixas, todas disponíveis para download no site-blog: www.diginois.com.br
E como aperitivo sugiro a degustação da Faixa 3 "Deixa o Sol Bater"(Lucas Santtana) e a Faixa 5 "Lycra-Limão"( Lucas Santtana / Quito Ribeiro). Dessa última parceria destaca-se
a música "Domingo no Candeal", sucesso na voz de Daniela Mercury encontrada no álbum Música de Rua(1994) e também no primeiro Cd dele - "EletroBenDodô" - que conta com partipações de Pedro Sá, Marcos Suzano, Ramiro Musotto, Kamal Kassin, Davi Moraes e Chico Neves que também assina a direção do disco. Não se espante se algumas das faixas do Cd de Lucas soarem "familiares"... isso se explica pela paixão estabelecida entre diversos sonoplastas televisivos, Dj´s e o álbum. Seu último show em Salvador - 30/11 Pelourinho - foi muito bem recebido e comentado. Vale a vocês apreciarem um pouco do trabalho dele na boomerangue, no próximo dia 27/01, na festa de lançamento do Bloco da Midialouca. Ao lado dele se apresentará também Gil Monte. No repertório, músicas dos bons carnavais.
Fechando essa postagem recomendo ainda atenção a mais duas faixas: Faixa 9 "Faixa Amarela"(Zeca Pagodinho/ Jessé Pai / Luiz Carlos / Beto Gago), lindo samba relido por Lucas num Reggae e "Ogodô ano 2000 "(Tom Zé) na qual seu tio participa.
E só para dimensionar a importância desse último álbum, Caetano Veloso afirma que "3 session in a greenhouse" foi uma grande influência na concepção do seu Disco CÊ(2006/2007).

2 comentários:

Álvaro Andrade disse...

Massa, velho. Acho que escrita de blog tem que ser assim mesmo, direta, na veia. Tinha lido o primeiro, qnd vc me passou, e acho que esse já melhorou.
Se ligue, e esse show rpz, não tinha ouvido falar não.. dê idéia ae!

Abraço.

Pedro Paula disse...

O post tá muito bom, orientando o passeio pelo disco que é uma ótima dica. Nem conhecia Lucas Santana e nesse exato momento estou baixando o cd! Quando ouvir volto pra dialogarmos mais! Falow, meu velho, continue postando!